"Incentivar a leitura é a forma mais eficaz de disseminar cultura e valores, incitar a imaginação e despertar a criatividade."
Elaine Sekimura

O Menino do Pijama Listrado, por John Boyne

O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

O Menino do Pijama Listrado
Livro: O Menino do Pijama Listrado
Autor: John Boyne
Edição: Atualizada
Categoria: Drama 
Formato: PDF
Linguagem:Português           
Lançamento: 2014
Trecho: Grátis


Sinopse:

Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai.

Resenha

O Menino do Pijama Listrado em apenas 131 páginas narra a vida de um garoto de nove anos em que a infância esta no auge dos seus pensamentos e como toda criança brincar é o essencial, Bruno tem uma irmã de doze anos o oposto dele: mimada, chata e a mundo tem que roda ao seu favor.

Bruno tem o que toda criança desejou, uma família, brinquedos e amigos leais. Até que certo dia eles terão que se mudar de Berlim para um lugar isolado, esse lugar é distante de tudo e a casa nova deles é cercado por uma vegetação, então não existe ninguém morando por aqueles arredores, claro, a não ser eles.

Ele, Bruno, tenta descobrir por todas as formas o por que deles terem se mudado, mas o que ele sempre ouve é "Por causa do emprego do seu pai, quando você crescer, irá entender." Mas conforme os dias, as horas e os segundos passavam-se naquela casa a solidão tomava conta de Bruno, aquilo não era para ele, ele gostava de explorar, de descobrir o que ninguém é capaz de achar, até que, enquanto ficava olhando a janela do seu quarto descobre uma "fazenda" com várias pessoas, com roupas esquisitas, no qual ele apelidou de "Pijama Listrado". Como toda criança Bruno foi relatar para a mãe o que viu e se poderiam visitar eles, mas como sempre a resposta foi "não".

Numa manhã Bruno resolve explorar, ele já havia explorados todos os canto da casa, mas havia um lugar, um único lugar que tomava os seus pensamentos: A tal fazenda. Então, Bruno elabora um jeito de fugir de sua casa até o lugar destinado, passa por toda a vegetação e a cada passo que ele dava ele estava decidido que iria encontrar algo "grande". E bingo! Quando ele se aproximou na cerca da fazenda, lá estava um garoto isolado, sozinho e com um olhar deprimente. Bruno, logo fez amizade com o tal menino e descobriu que ele tem a mesma idade, gosta das mesma coisas, mas a resposta que Shmuel ( O seu novo amigo.) lhe deu nunca mais saiu de sua mente e ali começava uma grande e forte amizade.

Meu ponto de vista neste livro é que não é só para crianças, na verdade, não é para crianças, porque a emoção que Bruno coloca, o desenvolver dos fatos é algo para tocar bem no fundo dos seus sentimentos. O mundo em declínio por uma visão de um garoto de nove anos, junto de seu amigo, não é algo que lemos todos os dias! Bruno tem uma inocência e no mesmo momento a justiça em suas palavras e ações, ele desafia, ele que desafiar a si mesmo e aos outros.

E um outro ponto que me tocou foi a amizade, uma amizade sincera, sem interesse, nem trocas materiais ou como um "perdão" pode ser tão grandioso para um amigo, quanto um "Eu te amo" pronunciado da boca para fora, uma amizade que não tinha a necessidade nem a obrigação de conversarem, surgiu de um modo extremamente intenso.

Hoje só tenho de agradecer ao John Boyne por te escrito este livro maravilhoso e Bruno junto de Shmuel por me fazer ver o mundo com outros olhos!

“Não torne as coisas piores, pensando que dói mais do que você realmente está sentindo.”

"O Menino do Pijama Listrado, por John Boyne"

Baixar O Menino do Pijama Listrado, por John Boyne
  • O Menino do Pijama Listrado, por John Boyne Download Completo
  • O Menino do Pijama Listrado, por John Boyne Sinopse
Importante Prós
  • Funcionalidade descomplicada
  • Ótimo desempenho
  • Fácil de ser utilizado
  • Baixo consumo de recursos do dispositivo
Importante Contras
  • Para melhor performance necessita de um dispositivo compatível
  • Interface sem muitos recursos gráficos
Requisitos: Este livro foi desenvolvido para os dispositivos iOS, Readers e alguns recursos podem não funcionar como planejado com um mouse ou trackpad. Para visualizar este livro, você deve ter um dispositivo iOS com iBooks 1.3.1 ou posterior e iOS 4.3.3 ou um Kindle.