"Incentivar a leitura é a forma mais eficaz de disseminar cultura e valores, incitar a imaginação e despertar a criatividade."
Elaine Sekimura

Iracema, por José de Alencar

A virgem tabajara Iracema apaixonou-se por Martim, um colonizador português..

Iracema - José de Alencar
Livro: Iracema
Autor: José de Alencar
Edição: Atualizada
Categoria: Clássicos, Romances
Formato: PDF
Lançamento: 1844
Valor: Grátis
Download: Disponível
 

Sinopse:

Entre guerras e conflitos, ciúmes e disputa de poder, a história desse amor proibido tem como pano de fundo a cultura indígena, com seus deuses e mitos, a miscigenação do branco com o índio e o surgimento de um novo país numa terra fértil.

Resenha - By Dany

Vamos abstrair.Você é uma índia. Você vive no mato, anda descalça (ou seja, tem o pé naquelas),não tem conhecimento sobre escovas de dente e provavelmente tem não só as mãos, mas o corpo todo machucado porque vive andando no mato poxa, e arranhões são inevitáveis,certo?Errado.Iracema deixaria qualquer deusa no chão. Morro só de pensar na imagem.Um ser maravilhoso correndo entre galhos, sem fazer barulho, sem perder a pose.E digo mais, você tem os cabelos mais pretos que a asa da graúna, um hálito de baunilha, um sorriso doce e é a virgem dos lábios de mel.

E essa virgindade é bem ressaltada. Romantismo é assim: virgindade = pureza = mulher ideal.Ahhh mas assim não teria graça.Iracema é virgem sim, mas não besta. Tanto que na primeira oportunidade ela dopa Martin e aproveita que ele está lá, todo na brisa, pra perder seu hímen (quem já ouviu a história do boa noite cinderela?aposto que eles se inspiraram nesse livro). E pronto. Aí está você, grávida de um ser pálido e com cabelos louros que não faz parte da sua tribo.Daí pra frente é igual a todo romance romântico:trágico.

Particularmente não gosto de romantismo (literário, por favor). Todo mundo é uma coisa só : bom ou mal, puro ou não.Furado.Isso enjoa.

Tem aquela história de Iracema ser a síntese do Brasil: Alencar quis gravar em sentido figurado a essência do país. Tem a índia toda pura lá (Améria ainda não descoberta), aí chega o branco colonizador e fode (haha literalmente) tudo.O índio se entrega ao branco com facilidade, talvez por sua inocência/ignorância, e dessa mistura nasce o brasileiro sofredor (Moacir, o nenê).

Se você vai ler, prepare-se pra enfrentar as descrições de cenário maaaais longas da sua vida. Ah, e se for diabético, cuidado: é melado demais.É sério.

"Iracema, por José de Alencar"

Baixar Iracema
  • Iracema, por José de Alencar Download Completo
Importante Prós
  • Funcionalidade descomplicada
  • Ótimo desempenho
  • Fácil de ser utilizado
  • Baixo consumo de recursos do dispositivo
Importante Contras
  • Para melhor performance necessita de um dispositivo compatível
  • Interface sem muitos recursos gráficos
Requisitos: Este livro foi desenvolvido para os dispositivos iOS, Readers e alguns recursos podem não funcionar como planejado com um mouse ou trackpad. Para visualizar este livro, você deve ter um dispositivo iOS com iBooks 1.3.1 ou posterior e iOS 4.3.3 ou um Kindle.