"Incentivar a leitura é a forma mais eficaz de disseminar cultura e valores, incitar a imaginação e despertar a criatividade."
Elaine Sekimura

O Alienista, por Machado de Assis

O Alienista, uma das obras mais impactantes de Machado de Assis

O Alienista, por Machado de Assis
Livro: O Alienista
Autor: Machado de Assis
Edição: Atualizada
Categoria: Literatura Brasileira
Formato: PDF
Lançamento: 1994
Valor: Grátis
Download: Disponível

Sinopse

Esta é uma versão digitalizada da obra O Alienista, de Machado de Assis, um dos mais célebres escritores brasileiros. A obra foi publicada primeiramente em partes, entre outubro de 1881 e março de 1882, quando foi publicada em volume único.

A obra é uma das primeiras da fase realista de Assis. Ela é considerada uma novela por alguns, um conto para outros e, para a maioria, ela é um conto longo. Nos últimos anos, as obras dessa fase do escritor estão constantemente presentes nos vestibulares mais concorridos.

Resumo da obra

O Alienista conta a história de Simão Bacamarte, um médico português que constrói um hospício chamado Casa Verde, no Rio de Janeiro, para confinar os alienados mentais no mesmo ambiente e assim estudar os distúrbios. Simão começa a internar na instituição pessoas aparentemente sãs, mas não para as idéias do doutor.

A situação começa a ficar tensa até o ponto onde aqueles que ainda estavam fora do hospício tramam uma rebelião. Em um primeiro momento, Simão revela autoridade e perspicácia, demonstrando-se mais inteligente que os rebeldes. Porém, os soldados do Rei chegam ao local, se unem aos revoltosos e o hospício é ameaçado.

Mas a revolução não pretende derrubar o hospício e libertar os "doentes". Eles apenas queriam que Simão liberasse alguns enfermos com base em novos conceitos de loucura. Mas o médico, muito pelo contrário, determina que o líder da revolução também é insano e interna mais de 50 pessoas na instituição.

Tudo para o Dr. Bacamarte é sinônimo de loucura e nem mesmo sua esposa, D. Evarista, escapa de uma internação. Em outra atitude surpreendente, o médico inverte os papéis e determina que os sãos são os loucos e vice-versa. Ele divide os "loucos" em diferentes tipos e ensina valores a cada enfermo. Em menos de um ano, a instituição fica vazia.

Porém, nessa inversão de papéis, Simão Bacamarte se dá conta de que ele é... louco. Ele se interna para curar sua insanidade.

Resenha Carlos Marques

Há muitos motivos para se ler esta obra de Machado de Assis:

1) É um livro divertido, contém um humor que faz rir ainda hoje, tanto tempo depois de ser escrito.

2) É um livro que pode ser lido em diferentes aspectos. Fala tanto da irracionalidade da ciência, quanto dos desmandos e arbitrariedades políticas, fala dos aspectos morais e da conveniência que guia as mais apaixonadas ideologias e visões de mundo. É uma obra curta, mas muito profunda.

3) Ler Machado é sempre entrar em contato com o fino da literatura brasileira. A riqueza de vocabulário e o estilo gracioso são oásis diante de tanta coisa mal escrita que vemos por aí.

4) Se você nunca leu nenhum livro de Machado de Assis, esse é uma boa obra para iniciar. A história é bem dinâmica, divertida e curta. É um clássico bem mais palatável do que muitos outros que nos são empurrados na escola e que acabam afastando os alunos da literatura nacional.

Machado de Assis é patrimônio nacional, um escritor que pode ser comparado aos melhores do mundo. Todo brasileiro deveria conhecer sua obra.

"O Alienista, por Machado de Assis"

Baixar O Alienista
  • O Alienista, por Machado de Assis Download Completo
Importante Prós
  • Funcionalidade descomplicada
  • Ótimo desempenho
  • Fácil de ser utilizado
  • Baixo consumo de recursos do dispositivo
Importante Contras
  • Para melhor performance necessita de um dispositivo compatível
  • Interface sem muitos recursos gráficos
Requisitos: Este livro foi desenvolvido para os dispositivos iOS, Readers e alguns recursos podem não funcionar como planejado com um mouse ou trackpad. Para visualizar este livro, você deve ter um dispositivo iOS com iBooks 1.3.1 ou posterior e iOS 4.3.3 ou um Kindle.