"Incentivar a leitura é a forma mais eficaz de disseminar cultura e valores, incitar a imaginação e despertar a criatividade."
Elaine Sekimura

Senhora, por José de Alencar

Senhora é um dos romances do escritor brasileiro José de Alencar.

Senhora, por José de Alencar
Livro: Senhora
Autor:José de Alencar
Edição: Atualizada
Categoria: Literatura Brasileira
Formato: PDF
Lançamento: 1875
Valor: Grátis
Download: Disponível


Sinopse

Foi publicado em 1875. No livro, o autor faz uma crítica à decadência de valores do Segundo Império.
Aurélia Camargo, filha de uma pobre costureira e órfã de pai, apaixonou-se por Fernando Seixas  homem ambicioso - a quem namorou. Este, porém, desfez a relação, movido pela vontade de se casar com uma moça rica, Adelaide Amaral, e pelo dote ao qual teria direito de receber. Passado algum tempo, Aurélia, já órfã de mãe também, recebe uma grande herança do avô e ascende socialmente.Passa, pois, a ser figura de destaque nos eventos da sociedade da época. Dividida entre o amor e o orgulho ferido, ela encarrega seu tutor e tio, Lemos, de negociar seu casamento com Fernando por um dote de cem contos de réis. O acordo realizado inclui, como uma de suas cláusulas, o desconhecimento da identidade da noiva por parte do contratado até as vésperas do casamento. Ao descobrir que sua noiva é Aurélia, Fernando se sente um felizardo, pois, na verdade, nunca deixara de amá-la. E abre seu coração para ela. A jovem, porém, na noite de núpcias, deixa claro: "comprou-o" para representar o papel de marido que uma mulher na sua posição social deve ter. Dormiram em quartos separados. Aurélia não só não pretende entregar-se a ele, como aproveita as oportunidades que o cotidiano lhe oferece para criticá-lo com ironia. Durante meses, uma relação conjugal marcada pelas ofensas e o sarcasmo se desenvolve entre os dois.

Resenha, por Mariana Espinoza

´´Há anos raiou no céu fluminense uma nova estrela´´,assim começa o flashback desta história,contém algumas partes enfadonhas,que se fazem mudar com alguns momentos ´´tensos´´.
Aurélia,podre de rica quer completar sua felicidade tendo um marido,corresponde a parte 1,´´o preço´´,em que várias passagens ela aparece na sociedade sempre deslumbrante e reluzente,o que me chama atenção também é o modo de vida de Seixas,é um homem trabalhador,mas que possui o hábito de marcar presença em eventos sociais da época,apenas uma vez acompanhado de suas irmãs,o que denota um pouco de egoísmo do Seixas e sua surpresa ao ver que sua esposa que o negociara fora a mulher que largara em recente época.
Na parte 2,a ´´quitação´´ é relatada a pobreza de Aurélia,os sofrimentos em que passou com a perda do irmão,em seguida a do pai.o que me chamou atenção foi sua aparição na sociedade,diante da janela de sua singela casa em que recebia a cortesia de rapazes galanteadores bem diferente em contraste com suas aparições na parte 1.sua herança venho inesperadamente,assim podendo realizar o desejo de humilhar aquele que ainda amara.
A parte 3 ´´a posse´´ foi a que eu mais gostei,depois da parte 4,afinal ´´a musa dos poetas´´ dera a volta por cima o que considero o prazer de qualquer ser humano,despeja o sarcasmo e a raiva sobre Seixas,este mesmo se aceita como escravo.
A parte 4 ´´resgate´´ é parte emocionante desse livro,os opostos se atraem,na valsa mostram meios acanhados,mas descobrem que ainda se amam,a valsa é descrita como a dança em que a mulher voa,sente-se borboleta e livre...para por aqui,se eu escrever mais revelarei o final.
Ta certo que eu já li esse livro,da primeira vez que o li,este não fazia muito sentido pra mim,talvez achei meio incompreensível,uma segunda leitura valeu a pena.percebi que a sociedade nos influencia,nos impõe nossos hábitos,desejos e sonhos,no livro Aurélia se importa o que dizem e pensam dela,podemos até nos importarmos com isso,mas viver em função do que nos impõem não é tão bom para alguém que queira ter uma mente evoluída,a transformação de Aurélia também faz refletir,ela não muda seu caráter nem sentimentos depois de rica,apenas as atitudes.
RESUMIDAMENTE
I♥ALENCAR

"Senhora, por José de Alencar"

Baixar Senhora, por José de Alencar
  • Senhora, por José de Alencar Download Completo - Sinopse e Resenha
Importante Prós
  • Funcionalidade descomplicada
  • Ótimo desempenho
  • Fácil de ser utilizado
  • Baixo consumo de recursos do dispositivo
Importante Contras
  • Para melhor performance necessita de um dispositivo compatível
  • Interface sem muitos recursos gráficos
Requisitos: Este livro foi desenvolvido para os dispositivos iOS, Readers e alguns recursos podem não funcionar como planejado com um mouse ou trackpad. Para visualizar este livro, você deve ter um dispositivo iOS com iBooks 1.3.1 ou posterior e iOS 4.3.3 ou um Kindle.