"Incentivar a leitura é a forma mais eficaz de disseminar cultura e valores, incitar a imaginação e despertar a criatividade."
Elaine Sekimura

O Alcorão, por Maomé

O Alcorão é um livro sagrado que contém o código religioso, moral e político dos muçulmanos.

O Alcorão, por Maomé
Livro: O Alcorão
Autor: Maomé
Edição: Atualizada
Categoria: Religião
Formato: PDF
Lançamento: 610
Licença: Gratuita
Download: Edição Digital


Sinopse:

O texto original em árabe clássico é considerado pelos muçulmanos a palavra textual de Deus, revelada ao Profeta Maomé por intermédio do arcanjo Gabriel.

Resenha, por Felipe Pimenta

O Alcorão lembra um resumo da Bíblia. Não parece, à primeira vista, trazer uma novidade que prendesse a atenção dos judeus e cristãos que já tinham os seus livros sagrados.

O Livro sagrado do islã possui, no entanto, algumas passagens que representam uma diferença em relação à Bíblia e aos outros livros das outras religiões. Vamos a alguns temas:

Filosofia

No Alcorão, a filosofia parece lembrar muito alguns filósofos cristãos, como Guilherme de Ockham, Lutero e Calvino( na verdade são os três filósofos citados é que parecem ter sido inspirados pelo Alcorão). O exemplo da livre vontade e onipotência de Allah seriam repetidos na filosofia cristã, e também na muçulmana com Al-Ghazali.

Avicena e Averróis foram muito influenciados pela filosofia grega e não adotaram esse fatalismo que brota do Alcorão. Eles aparentemente representam um desvio da ortodoxia islâmica. Mas depois cheguei à conclusão de que eles realmente são fruto do Alcorão. Seria um erro supor o contrário.

A filosofia cristã também teve que suportar um debate sobre o livre-arbítrio e a predestinação. A verdade estabelecida pela autoridade da igreja católica e por Santo Agostinho. Isso não aconteceu no islã.

Faltou ao islã alguém que representasse um ponto de equilíbrio entre tantas correntes que iam umas contra as outras. Em um determinado momento da história islâmica, a escola Muʿtazilah parecia que iria dominar o pensamento islâmico, combinando a filosofia grega com o Alcorão. No entanto, esse período terminou sem que houvesse uma continuidade em seu pensamento.

"O Alcorão, por Maomé"

Baixar O Alcorão
  • Livro: O Alcorão
  • Domínio Público
Importante Prós
  • Funcionalidade descomplicada
  • Ótimo desempenho
  • Fácil de ser utilizado
  • Baixo consumo de recursos do dispositivo
Importante Contras
  • Para melhor performance necessita de um dispositivo compatível
  • Interface sem muitos recursos gráficos
Requisitos: Este livro foi desenvolvido para os dispositivos iOS, Readers e alguns recursos podem não funcionar como planejado com um mouse ou trackpad. Para visualizar este livro, você deve ter um dispositivo iOS com iBooks 1.3.1 ou posterior e iOS 4.3.3 ou um Kindle.