"Incentivar a leitura é a forma mais eficaz de disseminar cultura e valores, incitar a imaginação e despertar a criatividade."
Elaine Sekimura

O Eu profundo e os outros Eus, por Fernando Pessoa

O Eu Profundo e os Outros Eus fornece ao leitor excelente visão ampla obra do maior poeta português do século XX.

O Eu profundo e os outros Eus, por Fernando Pessoa
Livro: O Eu p. e os outros Eus
Autor: Fernando Pessoa
Versão: Atualizada
Categoria: Literatura Brasileira
Formato: PDF
Lançamento: 1975
Idioma: Português
Licença: Gratuita
Download: Edição Digital

Sinopse:

Aqui estão os poemas mais significativos de Pessoa, desde os assinados com seu próprio nome, como "Mensagem", "Autopsicografia" e "Mar Portuguez", até aqueles atribuídos a Ricardo Reis, Alberto Caeiro e Álvaro de Campos.
Essa antologia realizada por Afrânio Coutinho revela a estrutura essencial da obra de Fernando Pessoa, em seu nome e nos de seus heterônimos. É o ponto de partida para a fascinante e inesgotável viagem pelo universo do autor.

Resenha, por Ersenio

Estava lendo dois livros gigantescos: "LUZ ANTIGA", excelente romance do escritor irlandês John Banville (já perto do fim da leitura), e a antologia dos poemas ora resenhada, dele, sempre ele, Fernando Pessoa.
Em novembro do ano passado fez 77 anos que o Poeta português morreu. Ele, quase uma unanimidade, considerado o maior poeta da língua portuguesa(eu até hoje prefiro Drummond. Não adianta... Porém, penso em Pessoa como um ser de outra galáxia. Vai ver que era mesmo.)
E sobre Fernando Pessoa há tanto a dizer.
A grande razão da permanência do Poeta e do renovado interesse que ele desperta em todos os leitores, reside na maneira como enxergou ou desbravou a difícil harmonia entre sentir e pensar.
Esse paralelo entre a sensação com o conceito tem movido milhões de átomos pensantes entre os bambas da filosofia ocidental.
“O que em mim sente, está pensando”, decretou Pessoa.
Sua Poesia escancarou essas duas formas de conhecimento; experimentando todas as formas de lidar com essa dicotomia, trouxe-nos até mesmo a impossibilidade de lidarmos com ela: “Ver é enganar-me,/Pensar um descaminho,/ Não sei”.
Pessoa, como dizem, foi mesmo um meteoro que se abateu sobre nossas cabeças.
Ele tinha ascendência judaica. Daí, talvez, ter criado os seus alteregos gregos, os pagãos Alberto Caeiro e Ricardo Reis. Aliás, dos seus heterônimos, múltiplos e variados, percebe-se, de plano, uma personalidade multifacetada e genial.
O mesmo se pode dizer do seu agudo senso de humor, fielmente retratado no famoso verso “o poeta é um fingidor…

"O Eu profundo e os outros Eus, por Fernando Pessoa"

Baixar O Eu profundo e os outros Eus
  • Livro: O Eu profundo e os outros Eus
  • Domínio Público
Importante Prós
  • Funcionalidade descomplicada
  • Ótimo desempenho
  • Fácil de ser utilizado
  • Baixo consumo de recursos do dispositivo
Importante Contras
  • Para melhor performance necessita de um dispositivo compatível
  • Interface sem muitos recursos gráficos
Requisitos: Este livro foi desenvolvido para os dispositivos iOS, Readers e alguns recursos podem não funcionar como planejado com um mouse ou trackpad. Para visualizar este livro, você deve ter um dispositivo iOS com iBooks 1.3.1 ou posterior e iOS 4.3.3 ou um Kindle.