"Incentivar a leitura é a forma mais eficaz de disseminar cultura e valores, incitar a imaginação e despertar a criatividade."
Elaine Sekimura

Política Fiscal e Dívida Pública, por Cláudio Jaloretto

Uma das características marcantes da economia brasileira após a Segunda Guerra Mundial foi a sucessão de resultados fiscais negativos, secundados por crises no balanço de pagamentos.

Política Fiscal e Dívida Pública, por Cláudio Jaloretto
Livro: Política Fiscal e Dívida P.
Autor: Cláudio Jaloretto
Versão: Atualizada
Categoria: História
Formato: PDF
Lançamento: 2009
Idioma: Português
Licença: Gratuita
Download: Edição Digital

Sinopse:

Como consequência, a história nos mostra que, frequentemente, além de recorrermos aos recursos do Fundo Monetário Internacional (FMI), conseguimos, em geral, um ajustamento externo à custa do desajuste interno.
Essa escrita pareceu quebrada quando da edição do Plano Real em 1994 – esforço de ajustamento interno efetuado sem o apoio financeiro daquela instituição. No entanto, voltamos nos anos seguintes ao Plano a experimentar novo desequilíbrio fiscal, seguido de crise no balanço de pagamentos e recorrente acordo com o Fundo Monetário. O objetivo deste trabalho é traçar uma panorâmica do comportamento fiscal do país de 1947 (ano do início do cômputo das contas nacionais) a 2009, na expectativa de trazer à luz as razões históricas desse comportamento ciclotímico da economia brasileira.
De início, são feitos alguns comentários sobre questões metodológicas relacionadas à mensuração do déficit público no Brasil, ou seja, a abrangência do setor público, para efeitos de cálculo do déficit, com destaque para a discussão sobre a inclusão ou não das empresas estatais no conceito; definição do que seria a mensuração “acima e abaixo da linha”; conceituação dos principais tipos de déficit – nominal, operacional e primário; e questões metodológicas que se revelaram importantes quando do quadro inflacionário pelo qual passou o país. Em seguida, é efetuada uma análise detalhada da evolução do déficit no país, separando-se em sete períodos, arbitrariamente estabelecidos, desde o ano de 1947 até o primeiro semestre de 2009, análise esta feita tanto em termos de evolução do déficit ao longo do tempo quanto em termos de comparação com o investimento e a poupança privados. Finalmente, como conclusão, são apresentadas algumas considerações sobre as reformas que, na opinião do autor, se fazem necessárias para a consolidação do ajuste fiscal no Brasil.

"Política Fiscal e Dívida Pública, por Cláudio Jaloretto"

Baixar Política Fiscal e Dívida Pública
  • Livro: Política Fiscal e Dívida Pública
  • Editora: Tesouro/Fazenda
Importante Prós
  • Funcionalidade descomplicada
  • Ótimo desempenho
  • Fácil de ser utilizado
  • Baixo consumo de recursos do dispositivo
Importante Contras
  • Para melhor performance necessita de um dispositivo compatível
  • Interface sem muitos recursos gráficos
Requisitos: Este livro foi desenvolvido para os dispositivos iOS, Readers e alguns recursos podem não funcionar como planejado com um mouse ou trackpad. Para visualizar este livro, você deve ter um dispositivo iOS com iBooks 1.3.1 ou posterior e iOS 4.3.3 ou um Kindle.